sexta-feira, 23 de outubro de 2015

O que ando Sentindo...(remexendo o profundo)

De acordo com a autora Vanazant (2011), refletir sobre nossas escolhas antigas é a chave para entendermos o que houve de errado e para percebermos as ilusões e fantasias que nos mantinham presos. E estou a concordar com esse pensamento dela, estou procurando fazer isso, pois preciso melhorar muita coisa em mim, tanto com relação a mim mesma, quanto com a relação que estabeleço com outrem. Estou em momento de uma faxina interior, tirar resquícios dos meus excessos sentimentais, prioritariamente os negativos.
Estou reaprendendo a manter a balança interior em equilíbrio, mas vez ou outra ela bambeia..
Hora euforia, excitação, empolgação, exagero, vontade de conversar com o mundo.
Hora querendo sossego, solidão,  falar o mínimo de palavras possíveis, cansaço e ''crises de ausência" por está com a mente muito barulhenta... dispersão.

Sabe, ir dormir todas as noites e sonhar na mesma constância com uma coisa em diferentes maneiras só que no mesmo contexto é complicado, principalmente por ser algo que tive que ser obrigada a "excluir da minha vida"... De acordo com o que eu entendi dos pensamentos freudianos, os sonhos são os desejos/medos mais profundos sendo transpassados como simbologia na fase REM do sono (para quem não sabe, é o período do sono profundo). 

Preciso de alguma forma compreender o que estou sentindo quanto a isso. O momento de dor passou, virou conformação. Mas vez ou outra surge uma tristeza, cansaço e carência, provavelmente pela vontade de sentir tal intensidade de novo, ou será medo de sentir isso novamente e me machucar de igual ou pior forma!?


Houve registros muito bons, vivi varias primeiras vezes com essa pessoa, mas as coisas ruins gritaram mais altos dessa vez, não deveria ter sido assim, muita coisa poderia ser evitada em ambos os lados, mas não dá pra querer que um papel amassado volte ao seu estado intacto anterior, as marcas sempre estarão lá.
Dizer que o amor se esvairiu é mentir pra mim mesma, isso vai passar como tempo, pelo menos é o que espero. Se não passar, que pelo menos eu consiga gostar 2x mais de outra pessoa... quem sabe um dia. Está muito cedo pra isso, o processo de cura se dá aos poucos e deixar outro alguém entrar em minha vida somente por necessidade/carência é dar um tiro no próprio pé.

Parafraseando uma música de Ana Carolina ''não quero reviver nenhum passado, nem revirar o sentimento revirado'', pois isso não está em meu passado somente, ainda paira em meu presente, mesmo que tenhamos cortado todos os contatos. Está sendo melhor assim? Pelas circunstâncias acredito que sim.

Dá adeus a alguém a quem tanto se amou é um tanto esquisito, pois a pessoa sai do seu circulo de contatos, mas não de sua memória de longa duração, a qualquer momento a lembranças surgem, qualquer coisa faz lembrar de fulano, alguns momentos isso parece muito natural, não remete a nenhum sentimento, outros momentos mexe profundamente, e bagunça tudo por dentro.. Mas passa, porém vez ou outra volta.. É a vida, feita de encontros e desencontros. ''Está assim, sentir assim, um turbilhão de sensações dentro de mim.'' Paula Fernandes, nesse trecho descreveu bem o que está acontecendo comigo.

Como seria se eu continuasse com você? Eu seria realmente feliz? Não importa mais responder a essas questões. Agora as questões que penduram são: O que farei com esses registros que ficaram? Como posso utilizar o que aprendi entre os erros e acertos para estabelecer crescimento e fortalecimento espiritual e emocional? Não dá pra ser feliz constantemente, mas o que eu puder fazer para alongar os períodos de felicidade eu farei. 'Só se vive uma vez', me disse uma pessoa que considero muito sábia e vivida (por ironia do destino, é a pessoa mais importante da sua vida). Não quero permitir que eu me tranque para as novas lições e experiências que a vida está a me proporcionar 'everyday'. Mas é complicado, é complicado lidar com sentimentos, ocasionalmente os de desacertos amorosos.

Amei muito você.. na verdade, ''eu te amo calado como se ouve um sinfonia... nós somos medo e desejo somos feitos de silêncio e som, tem certas coisas que eu não sei dizer..'' Lulu Santos me traduziu bem. (Rs..)
Porém,  já te odiei também, é engraçado como existe uma linha tênue entre amor e ódio... o ódio destruiu muita coisa que o amor não se fez forte o bastante pra superar lo, mas graças a Deus a muito tempo esse sentimento horrível não está mais presente em mim, ele só destrói profundamente quem o conserva.

Opto em preservar só os sentimentos bons, os momentos que realmente foram bons e possibilitaram aprendizado. Você marcou muito a minha vida, me entreguei inteiramente, foi o que mais teve contato, pelo conceito psicanalítico, com minha  luz e sombra e eu obtive uma aproximação similar a ti.
As diferenças acrescentam muita coisa, foi uma relação com conteúdo, intensidade. Não quero mais falar nem pensar do que foi ruim é similar a reinflamar feridas. Bem, esse parágrafo me lembrou a música de Zeca Baleiro.. ''eu não sei porque eu teimo em dizer que amo você, se eu não sei dizer o que quer dizer o que vou dizer...''

Preciso dar tempo ao tempo, continuar focada aos meus objetivos... Quero vê lo bem, realizado consigo e com quem vier a se relacionar. Temos a chance agora de sermos melhores para nós mesmos e para quem quer que apareça para fazer parte de nossos projetos futuros, mesmo que seja somente por passagem. Segundo Legião Urbana, em sua canção 'Por Enquanto': ..Pra sempre sempre acaba... Mas nada vai conseguir mudar o que ficou, quando penso em alguém só penso em você, aí então estamos bem..♫

Iniciei o texto com o pensamento da  Vanazant (2011), e concluo com outro pensamento dela ''A disposição é a chave para lembrar que, depois de tantas coisas ruins, surgirão coisas boas, fazendo com que as experiências dolorosas se tornem lembranças". Enfim... que sejam lembranças construtivas, a minha prioridade agora é essa, não só referente a isso, mas para todos os setores da minha vida. Se possível, faça o mesmo (você provavelmente nunca lerá isso, mas enquanto esse sentimento estiver vivo em mim, preciso expressa lo de alguma forma).

Que a paz esteja contigo, comigo e com você caro(a) leitor(a), que teve empatia e muita paciência de ler me, mesmo em meio a esse corre corre do cotidiano.
A você o meu abraço e carinho.

Fonte Bibliográfica:
VANZANT, Iyanla. Enquanto o amor não vem- Em busca de si e do amor que se espera. São Paulo. Editora Sextante, 2011. ISBN 987-85-7542-637-1.
Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

  1. Todos precisamos de tempo e de boas leituras para nos reencontramos com a verdadeira vida.
    Entendo que viver exige de cada pessoa vontade de se renovar diariamente e de se compartilhar simultâneamente.
    Todo o ser humano é um ser social e todas as nossas ideias buscam um caminho para a realização dos nossos sonhos e desejos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luís! Há muita verdade em suas palavras. Extrair da simbologia como apoio para a práxis. A vida é feita de ausências e presenças, lidar com a ausência é com plicado, mas faz parte da estrada. O que vale é continuar a caminhada da melhor forma que for possível, não é mesmo!? Obrigada pelas palavras de carinho. Fica em paz! :)

      Excluir
  2. "Arrumar a casa" ou como diz Pe. Fabio "organizar o luto". O mais sábio a se fazer... pois "a vida tem.sons que pra gente ouvir precisa aprender a começar de novo, eh como.tocar o mesmo violao e nele compor uma nova cançao..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Ari, arrumar a casa interior e buscar positivas ''visitas''. Grande Abraço!

      Excluir
  3. Olá, Pérola!

    Seus escritos, assim como a pérola, são raros e de grande valor. Senti falta da blogosfera e resolvi retornar e, o mais bacana, é retornar e poder novamente ler algo de grande prestígio. Vou levar comigo o seu quarto paragrafo, por ser lindo e intenso e, talvez, por muitos de nós já ter vivido. "Arrumar a casa" ou "remexer no profundo" pode nos causar dois sentimentos: saudade boa de ser sentida ou, remorso. No entanto, essa saudade pode vir como o despertar do sentimento que se passou ou apenas lembranças do que se teve e, hoje, não pode (ou talvez não deva) possuir mais. Como você mesmo disse, que façamos do sentimento bom a parte melhor em nós.
    Obrigado pela reflexão!

    Abraços,


    Att.,


    Wesley Cr.

    ResponderExcluir
  4. Ainda vou te encontrar
    Linda, com a cara de sono
    Inquieta moça da fono
    Nem sonha que, ao sorrir
    Eu perco o foco e o ar.

    Espero que saiba quem sou.
    TM

    ResponderExcluir

Olá caro (a) Leitor(a), deixe aqui seu comentário.